Biblioteca Completa de suas Obras
APRESENTAÇÃO
João Guimarães Rosa foi um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. Foi o segundo marido de Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, conhecida como “Anjo de Hamburgo”. Além disso, foi também médico e diplomata.
Os contos e romances escritos por Guimarães Rosa ambientam-se quase todos no chamado sertão brasileiro. A sua obra destaca-se, sobretudo, pelas inovações de linguagem, sendo marcada pela influência de falares populares e regionais que, somados à erudição do autor, permitiu a criação de inúmeros vocábulos a partir de arcaísmos e palavras populares, invenções e intervenções semânticas e sintáticas
Realismo mágico, regionalismo, liberdade de invenções linguísticas e neologismos são algumas das características fundamentais da literatura de Guimarães Rosa, mas não as suficientes para explicar seu sucesso. Guimarães Rosa prova o quão importante é ter a linguagem a serviço da temática e vice-versa, uma potencializando a outra. Nesse sentido, o escritor mineiro inaugura uma metamorfose no regionalismo brasileiro que o traria de novo ao centro da ficção brasileira..
Na Academia Brasileira, foi o terceiro ocupante da cadeira 2, eleito em 6 de agosto de 1963, na sucessão de João Neves da Fontoura e foi recebido pelo acadêmico Afonso Arinos de Melo Franco em 16 de novembro de 1967.
Livros de Guimarães Rosa
(Clique nos links paa baixar os livros para ler em PDF)
OUTROS AUTORES ESPECIALIZADOS
NAS OBRAS DE GUIMARÃES ROSA :
1 - SILVIANO SANTIAGO
2 - ANTONIO CANDIDO
O Homem dos Avessos estudo de 'Grande Sertao Veredas', de Guimaraes Rosa
Autores: - Edna Maria F. S. Nascimento & Lenira Marques
O título condensa, com precisão, as duas vertentes desenvolvidas no livro: o homem e a obra.
Fundamentadas em documentos do Arquivo Guimarães Rosa do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP) e na fortuna crítica do escritor, Edna Nascimento e Lenira Covizzi reconstituem o homem plural Guimarães Rosa, médico, diplomata e conhecedor de várias línguas que ficou famoso por suas ousadias linguístico-literárias.
João Guimarães Rosa: Homem Plural, Escritor Singular revela um escritor incansável, sempre preocupado com os múltiplos aspectos da linguagem, que sofre com a angústia da perfeição, com a busca da palavra exata e que para tanto se mune de vasta pesquisa documental, do neologismo, de uma nova ordem sintática desintegradora das convenções linguísticas.
Esse aparato linguístico tão bem trabalhado que imprime singularidade à obra do escritor é referendado pela inovação nos gênero literários que se misturam do épico ao lírico. Por essa característica, a obra funda um sertão mágico, o sertão roseano, e é considerada complexa, de difícil leitura.
O livro João Guimarães Rosa: Homem Plural, Escritor Singular apresenta de forma agradável e com linguagem acessível, a obra deste escritor mineiro a quem esteja interessado em compreender o seu universo lírico-reflexivo.
O escritor Guimarães Rosa deixou publicadas as seguintes obras de ficção: Sagarana; Corpo de Baile (a partir da 3ª edição dividido em três livros: Manuelzão e Miguilim; No Urubùquaquá, no Pinhém; Noites do Sertão); Grande Sertão: Veredas; Primeiras Estórias; Tutaméia (Terceiras Estórias); e dois volumes de organização póstuma: Estas Estórias e Ave, Palavra.
A maior parte dessas obras foi traduzida em vários países. Algumas, como Grande Sertão: Veredas e “A hora e vez de Augusto Matraga”, foram ainda adaptadas para a linguagem de outros veículos de comunicação. Inúmeros são os artigos, os livros e as teses que têm como objetivo o estudo de sua obra.
Autor : Nei Leandro de Castro
Qualquer leitor de Grande Sertão: Veredas que tentou se aprofundar no significado da mais ambiciosa obra de Guimarães Rosa, seja
no nível de uma primeira leitura ou mais além, tem um débito de gratidão com Nei Leandro de Castro, pelo seu Universo e Vocabulário do Grande Sertão, um livro que é, paradoxalmente, um vocabulário útil para
consultas e ao mesmo tempo agradável de se ler. Como outros leitores que se concentram e meditam sobre Grande Sertão: Veredas, inúmeras vezes eu tenho recorrido ao exemplar do Universo e Vocabulário que tenho à minha cabeceira. Pode parecer estranho ter um dicinário como livro de cabeceira, mas, à custa de ler e reler o Grande Sertão umas
duas dúzias de vezes, fiquei fascinado pela riqueza de novos conhecimentos que podem
ser adquiridos com a leitura simultânea dos dois trabalhos.
Um dos maiores méritos deste Universo e Vocabulário é o de ter compilado uma variedade de materiais de diversas fontes, tais como jornais, artigos de revistas e ensaios.
Sintetizando-os com a criatividade de um poeta. Quando um trabalho de compilação e interpretação é feito com erudição e senso de estilo, como é o caso de Universo e Vocabulário, o resultado é uma obra de consulta útil e bem escrita.
Este banco de dados tem como meta transformar-se na mais completa e atualizada reunião biobliográfica dedicada à obra do escritor João Guimarães Rosa, aspirando a coligir toda a produção do autor de Grande sertão: veredas, bem como sua fortuna crítica.
.
João Guimarães Rosa
- Fortuna Crítica I - Obra Rosiana ( https://goo.gl/5luRMM )
- Fortuna crítica II - Sagarana ( https://goo.gl/epMlq7 )
- Fortuna Crítica III – Grande Sertão: Veredas (https://goo.gl/RiIO8a )
- Fortuna Crítica IV – Corpo de Baile (Manuelzão e Miguilim – No Urubuquaquá no Pinhém – e Noites do Sertão) .. ( https://goo.gl/1TIH5J )
- Fortuna Crítica V – Primeiras Estórias ( https://goo.gl/L9laVe )
- Fortuna Crítica VI – Tutaméia (Terceiras estórias).. ( https://goo.gl/Drw8qh )
- Fortuna Crítica VII - Estas Estórias e Ave - Palavra ( https://goo.gl/IQ4vpS )
FORTUNA
CRÍTICA SOBRE JOÃO GUIMARÃES ROSA
E SUA OBRA
(Resultado de mais de 5 anos de pesquisas, que foram ampliadas ao longo
destes últimos 4 anos).
João Guimarães Rosa
- Fortuna Crítica I - Obra Rosiana ( https://goo.gl/5luRMM )
- Fortuna crítica II - Sagarana ( https://goo.gl/epMlq7 )
- Fortuna Crítica III – Grande Sertão: Veredas (https://goo.gl/RiIO8a )
- Fortuna Crítica IV – Corpo de Baile (Manuelzão e Miguilim – No Urubuquaquá no Pinhém – e Noites do Sertão) .. ( https://goo.gl/1TIH5J )
- Fortuna Crítica V – Primeiras Estórias ( https://goo.gl/L9laVe )
- Fortuna Crítica VI – Tutaméia (Terceiras estórias).. ( https://goo.gl/Drw8qh )
- Fortuna Crítica VII - Estas Estórias e Ave - Palavra ( https://goo.gl/IQ4vpS )


Comentários
Postar um comentário